terça-feira, 11 de setembro de 2007

Jerome Clark é o entrevistado do CUB

J.CLARK

Entrevista realizada e traduzida por Milton

Cub - Porque você se envolveu com ufologia? Você já teve algum avistamento?
JC- Li o livro The Report on Unidentified Flying Objects de Edward J. Ruppelt quando era jovem e numa idade aonde me impressionava. Depois fui me direcionei para os livros de Charles Fort. No final dos anos
50 já tinha lido quase todos os livros publicados sobre o fenômeno UFO até àquela data. Logo depois entrei para alguns grupos ufológicos para adolescentes que emergiam naquela época.

O próximo passo foi minha entrada no NICAP aonde então comecei a me envolver com a comunidade ufológica adulta. Nunca vi nada que me convencesse que fosse um OVNI. Todos meus “avistamentos” foram de objetos que me fizeram pensar até o momento que eu consegui os identificar.

Cub- Em sua opinião, qual foi a sua melhor pesquisa?
JC - Meu último trabalho é uma enciclopédia sobre OVNIS de vários volumes da série de 1990 até 1998. Durante este período, passei a maioria do meu tempo investigando jornais americanos antigos principalmente os jornais do final do século XIX e início do século XX visando buscar relatos de avistamentos ou anomalias que envolvessem OVNIS.

Continua

A Mensagem de Arecibo

CUB- Qual é a sua opinião sobre abduções?
JC- Acredito que elas representam uma espécie de fenômeno além do atual conhecimento. Se elas são relatadas como sendo parte do fenômeno UFO além da similaridade superficial é uma outra enorme questão. Elas são certamente reais e experiências vividas, embora elas sejam um fenômeno que ocorrem em um nível do fato.

Bem, nós não sabemos e tenho minhas reservas. Penso que seria sábio não se falar em OVNIS e abduções como se eles fossem sinônimos, ou apenas aspectos diferentes de uma questão singular. Nós precisamos claramente saber muito mais ainda do que sabemos para começar a fazer pronunciamentos confiáveis. Considere-me como um agnóstico em abduções.

CUB - Como foi sua experiência com J. Allen Hynek?
JC - Conheci o Allen em
1975 quando investigava um caso de abdução em Dakota do Norte. Ele veio de Chicago e nós passamos um dia juntos. Achei-o muito caloroso, uma pessoa adorável e que proporcionava grandes momentos de diversão quando estávamos juntos e com muito bom humor e carisma. Quando passei a conhecê-lo melhor, aprendi que minha impressão inicial estava correta. Ele era um homem encantador.

Na privacidade, às vezes ele expressava noções radicais sobre a natureza do fenômeno UFO. Nós debateríamos nossos respectivos pontos de vista, mas sempre polidamente. Aprendi muito com ele, e uma vez em um grande momento fui capaz de dizer a ele algo que ele não sabia ou que ainda não havia pensado. Acredito que ele foi um cientista corajoso que um dia acordou da obscuridade que ele tinha caído, e quando isto aconteceu, suas contribuições foram honradas.

CUB- Como foi que você se envolveu com o CUFOS?
JC - Allen Hynek me convidou para participar da diretoria, e depois para editar a revista internacional de relatórios UFO do CUFOS no início dos anos
80. Os melhores trabalhos do CUFOS estão preservados nesta revista, no seu Jornal de Estudos do fenômeno UFO, e em várias monografias publicadas.

O CUFOS tem sido a organização mais sóbria, intelectual, séria e científica da história da ufologia americana. Claro que os outros grupos tem suas próprias contribuições e não quero depreciá-los em hipótese alguma. Mas o CUFOS nunca tentou se enquadrar numa base de massa de entusiastas do fenômeno UFO sem critérios e com isso sempre demonstrou um alto nível de pensamentos, inquéritos, e análises no meio desses que estão ativos.

Continua

Jerome Clark é o entrevistado do CUB


CUB- Quanto tempo você levou para escrever a Enciclopédia UFO? Como você coletou todas estas informações? Alguém te ajudou a fazer este excelente trabalho?
JC- Comecei a escrever a enciclopédia em
1989, com uma interrupção para escrever outro livro com um assunto diferente, e terminei o projeto em 1997. São cinco volumes ao todo: os três primeiros editados em 1990, 1992 2 1996, e os outros dois da segunda em 1998.

A segunda edição na realidade contém mais texto e é realmente uma versão definitiva. Falando abertamente, os livros contém controvérsias sobre o fenômeno UFO – em todos os seus aspectos, desde os avistamentos até as religiões envolvendo ufologia e a história social – até os anos
90
.

Já tinha uma enorme coleção de materiais e contatos sobre fenômeno UFO oriundos de meu envolvimento nesta área. Também fiz uma porção de pesquisas nos arquivos do CUFOS em Chicago que também abriga os materiais do NICAP e do Projeto Blue Book e Deus sabe mais o quê.

Através de tudo isso tive acesso a uma enorme quantidade de documentos primários que me levaram ir a fundo dentro da história e então pude aprender unicamente das fontes secundárias. Especialmente curti muito ler as correspondências privadas de vários pioneiros e figuras notáveis do início da ufologia.

Isto me deu noção do que eles falavam no passado e quais eram os seus tipos de preocupações. Haviam também certas bisbilhotices que me forneceram dados de algumas personalidades e motivação de algumas figuras como Adamski, Os Lorenzens, Keyhoe, Sanderson, McDonald, e vários outros.

Continua

Jerome Clark é o entrevistado do CUB

CUB- Depois de todos estes anos estudando o fenômeno UFO, o que você aprendeu?
JC - A pesquisa e a escrita que me levou para o projeto da enciclopédia me ajudou a focar meus pensamentos e a notar pequenos e súbitos aspectos que tinha escapados de minha percepção anteriormente. Para mim, o fenômeno ainda guarda uma questão intelectual para ser vista em uma fria distância analítica, não como um item de compromisso emocional de uma forma ou de outra. Tenho vários outros interesses que persigo, e a ufologia é apenas um deles. Sou capaz de guardá-los em outra perspectiva em outras palavras.

Em minhas observações existem um núcleo do fenômeno que para todas as aparências envolvem uma tecnologia avançada mais um fenômeno secundário – geralmente confundido com o primeiro – que é puramente experimental e subjetivo, e provavelmente ligado há vários séculos de testemunhas e tradição de uma crença sobrenatural.

É minha visão que é possível para alguém se submeter numa experiência vivida aonde os índices são dados formados por expectativas culturais sobre o encontro com o além, mesmo se esta experiência (sua vivência não fundamentada) não seja um fato. Mais ainda, talvez muitas das experiências anômalas ocorram em um tipo de zona limite aonde coisas são e não são e aonde a sensação da “realidade” e a “imaginação” sejam indistinguíveis.

Falta-nos até mesmo vocabulário para discutir essas coisas, então nos as chamamos de “visionárias”, o que é meramente descritível e não uma explicação. E olha que não estou falando de outras “dimensões”. Isto é uma experiência com a larga e o jogo da consciência humana talvez determinando um papel.

Continua

Jerome Clark é o entrevistado do CUB

CUB - Quais são os cinco casos ufológicos mais importantes do mundo em sua opinião?
JC- Quando me fazem esta pergunta ela fica sem resposta, sempre caio fora disso porque os termos “topo” e “melhor” são impossíveis de definir. Deixa-me colocar isso desta forma:

Quando a questão UFO está resolvida, isto ocorrerá certamente com duras evidências obtidas em completas investigações científicas durante contato imediato do segundo grau.

Além disso, quando houver certamente fortes casos individuais, através de testes padrões de aparência e dos comportamentos documentados dos OVNIS durante seis décadas de relatórios que são notas de valores e significativos, e interessam-me tanto quanto qualquer outra coisa.

CUB - Qual será o futuro da ufologia em sua opinião?
JC- Reivindicação eventual, simplesmente porque - embora ignorada, ridicularizada, e até depreciada - os avistamentos continuarão. Eventualmente, os cientistas, que sozinhos são capazes de fornecer uma definição para esta questão, terão que elaborar uma investigação do fenômeno UFO. Isso, infelizmente, não acontecerá logo, e provavelmente enquanto estivermos vivos. Ou seja, os UFOS e a ufologia continuarão a ser marginalizados por muito tempo ainda. Mas não para sempre, se lhe servir de conforto. Talvez nossos netos ou tataranetos tenham algumas respostas.

CUB - Você poderia deixar uma mensagem para o Centro de Ufologia Brasileiro? Nós temos
41.500 membros no Brasil.
JC - Pense criticamente e com inteligência. Mantenha-se são, e seja cético quando você tiver que ser, e nunca fique com receio de enfrentar novas possibilidades. E não fique desencorajado. Adicionaria que Brasil sempre teve um grande papel na historia deste fenômeno.

Espero que continuem assim, então todos vocês em seu país tem uma grande responsabilidade em ser preciso nos dados que vocês coletam para que eles sejam sadios e bem documentados. Tenho a certeza que vocês continuarão a fazer um bom trabalho.

http://www.cubbrasil.net/index.php?option=com_content&task=view&id=521&Itemid=35

A Mensagem de Arecibo


No ano de 2000 , o observatório de Chilboton, Inglaterra, obteve um "crop circle" nos terrenos adjacentes a ele.
Paul Vigay

Em 21 de agosto de 2001, dois novos círculos ingleses (crop circles) foram reportados próximos ao radio telescópio de Chilbolton em Hampshire, UK. Ambos de aspecto bastante impressionante e consistindo de um grande número de pequenos "pixels" , que quando vistos do ar representavam uma forma reconhecível como muitos dos círculos ingleses.

SETI ( Search for Extra-Terrestrial Inteligence) enviou pelo radio telescópio de Arecibo em
1974
. Esta ultima formação será examinada neste artigo , no qual eu ( Paul Vingay) espero não apenas descrever e explicar a transmissão original, mas também examinar e decodificar um número significante de mudanças ocorridas no "circulo" formado.

Após falar com testemunhas , tudo indica que a formação "Arecibo" foi criada em 20 de Agosto. Embora eu tenha conseguido reproduzir o desenho binário da formação por fotografias aéreas , alguns aspectos não estavam suficientemente claros para discernir "dígitos" individuais . Portanto visitei ambas formações (elas estão distanciadas entre si por
200 metros ) em
25 de Agosto de 2.001.

Continua

A Mensagem de Arecibo


Novamente no ano de 2001, também próximo ao rádio telescópio de Chilboton, dois novos "crops circles" : um o rosto de um individuo e a 200 metros deste um outro círculo inglês que seria a imagem binária idêntica daquela mensagem enviada pelo radio telescópio de Arecibo em 1974 , com algumas modificações.


Em 1974 um número de modificações foram efetuadas no transmissor , permitindo transmitir sinais à uma potência de até 20 terawatts ( 1 terawattas = 1 trilhão de Watts ) e como um teste inaugural destas inovações foi decidido pelo SETI transmitir uma mensagem codificada para os céus. Este sinal foi direcionado para o agrupamento globular estelar M 13 , algo em torno de 25.000 anos-luz de distancia e consistindo de 300.000 estrelas na Constelação de Hércules.

Inicialmente eu vou dar alguns detalhes sobre a mensagem original enviada de Arecibo em
1974 . Arecibo está na costa norte de Puerto Rico e contém um buraco naturalmente formado na rocha no formato de um disco. Dentro deste cilindro natural foi construído o maior radio telescópio do mundo, com um diâmetro de 1.000 pés ( aprox. 300
metros ) .

A mensagem foi transmitida exatamente em 16 de novembro de
1974 , e consistia de 1679 pulsos de código binário. ( o's e 1's , zeros e uns ) que levou entre três minutos para transmitir . Foi transmitido na freqüência de 2380 Mhz ( que é significativamente recente ) . A razão para isto é devido a matemática : 1679 é o único produto de dois números primos ; 23 e 73 ( 23 x 73 = 1679 )
.

Qualquer forma de vida suficientemente inteligente não terão dúvidas para o único denominador universal comum como os números primos, freqüência de elementos químicos e dígitos binários. Não esqueçamos que podemos estar nos comunicando com uma inteligência completamente diferente da nossa , não podemos falar em termos de "sistemas humanos" , como centímetros , pés, números decimais, etc .

Continua

A Mensagem de Arecibo

A mensagem binária recebida.

Por causa dos dois únicos números primos 23 e 73 , quando multiplicados juntos , produzem 1679 isto poderia produzir de um modo simples um sinal , convertido numa malha matriz de 23 quadrados por 73 quadrados. Com o objetivo de entender a mensagem codificada na transmissão , é essencial compreender o código binário .

Ele é atualmente muito mais simples que a nossa base
10 , o sistema decimal . Onde na base 10 nós contamos de 1 até 9 e depois elevamos 1 em colunas de 10's e começamos novamente em colunas unitárias, até termos 9 na coluna dos 10's e começamos novamente com as unidades. Então temos que carregar 1 dentro das colunas dos 100's e começar novamente nos 10's
e nas colunas unitárias e assim por diante.

No sistema binário cada coluna sobe em potência de
2 , ainda que as colunas são unidades , 2's , 4's, 8's , 16's etc. Porque nós podemos agir em 1's e 0's , nós rapidamente movemos acima as colunas - porque assim que excedemos 1
nós corremos na próxima coluna. A mensagem original compreendia diversas "seções" , cada uma representando um particular aspecto da nossa civilização .

No topo havia a representação binária do número um até o numero dez , mostrando os números oito , nove e dez como duas colunas. Isto mostra a qualquer um que decifrar a mensagem que nós podemos especificar que números grandes demais para serem escritos numa linha podem ser elevados à potência.

Continua

A Mensagem de Arecibo

A mensagem enviada.

A próxima seção contem os valores binários 1, 6 ,8 e 15 que indicam os números atômicos dos elementos primários para a constituição da vida na Terra : Hidrogênio, Carbono , Nitrogênio , Oxigênio e Fósforo respectivamente . A seção maior das três colunas , representa as fórmulas para os açucares e bases para os nucleotídeos do DNA. Abaixo disto , havia a representação gráfica da nossa "dupla hélice" do DNA ao lado de uma "barra vertical" que indica o número dos nucleotídeos no DNA.

Diretamente abaixo da dupla hélice do DNA está uma pequena representação de nós humanos com um corpo e dois braços e duas pernas ( como um homem esticado ). Na esquerda está um valor binário da população da terra . Isto pode ser calculado como
4,29 bilhões , que era a população mundial aproximada nos idos de
1974.

No lado direito da forma humanóide existe um numero binário correspondente à altura do ser humano. Pelo fato de não podermos usar "medidas humanas" (como pés e polegadas) a altura é representada em "unidades de comprimento de onda". Como mencionado antes , a atual mensagem foi transmitida em
2.380 MHz . Para convertê-la no seu comprimento de onda nós dividimos por 300
, para obter um comprimento de onda em metros .

300 / 2380 = 0,12605042 m = 12, 6 cm . Esta é nossa "unidade de comprimento de onda". Do código para a altura de um humano , nós podemos ver que o valor é 1110 em binário, ou 14 em decimal . Se multiplicarmos 14 pela nossa unidade de comprimento de onda ( 12,6 ) nós obtemos 176,4 cm , ou aproximadamente 1,76 m
que é a altura média dos humanos.

Continua


A Mensagem de Arecibo

A mensagem recebida, visualizada em terra.

Na próxima seção está a representação simplificada do nosso Sistema Solar onde nós vivemos . Ele mostra o Sol e nove planetas , numa representação aproximada de tamanhos. Deixando representado que o terceiro planeta a Terra é significativo em relação aos outros.

A ultima seção indica a origem da mensagem por si própria. O radio telescópio de Arecibo , que é a estrutura curvada. Abaixo disto , nas ultimas duas linhas da mensagem , outro número binário . Desta vez é 100101111110 ( cortado em duas linhas no centro ) e igualado a 2430 em decimal . Novamente , usando nossa universal "unidade de comprimento de onda" nós obtemos : 2430 x 12,6 cm = 30.618 cm ( 306,18 m ) ou aprox. 1.000 pés , que é o diâmetro do prato da antena de Arecibo.

Após extensiva analise eu ( P. Vingay ) descobri 9 discrepâncias significativas entre o que vimos no circulo formado em Chilbolton e a mensagem original que foi transmitida às estrelas em 1974 . Eu deixarei qualquer interpretação para mais tarde , mas por agora nós só destacaremos as diferenças.

O exato detalhe destas mudanças não puderam ser confirmadas até eu visitar a formação no campo, no sentido de apurar o código binário lendo a parte amassada como 0 ( zero ) e os quadrados de pé como 1's ( uns ). De forma a apontar as diferenças na ordem de importância ou qualquer outra coisa, eu meramente começarei pelo topo da representação e irei descendo para o fim.

Continua


A Mensagem de Arecibo

O Rosto.

Os números 1 a 10 aparecem exatamente do mesmo modo. Ainda que os números atômicos aparecem indicando os elementos que permitem a vida na Terra , existe um valor adicional inserido na seqüência binária .Este é precisamente adicionado na correta locação , e no original código binário ( portanto não pode ser um engano ) Decifrando a formação ( crop circle) , este elemento adicional tem um número atômico de 14 = Silício.


Movendo-se para baixo , a próxima mudança significativa é um óbvio um consistindo de uma "tira" extra no lado esquerdo da dupla-hélice do DNA . Outra, menos óbvia , mudança no código binário do numero dos nucleotídeos no mesmo DNA ( no centro ) Existe significativas mudanças na forma do humanóide , que se tornou mais "alienígena" e no diagrama do prato de Arecibo.

Ambos os lados daquilo que é agora um ET , existem mudanças tanto no numero populacional como também no tamanho (altura). O ultimo é agora 1000 em binário , ou
8. Se multiplicarmos este pela "unidade de comprimento de onda" nós obtemos: 8 x 12, 6 cm = 100,8 cm que é 1,008
metro --- interessante , por que é exatamente a medida testemunhada dos ETs visitantes.

Em seguida nós noticiamos mudanças adicionais na carta do Sistema Solar . O terceiro planeta a partir do sol não é o mais ressaltado. E sim o quarto e o quinto . O quinto mesmo aparece mais enfatizado com três adicionais "pixels".Por ultimo , aquilo que era a representação do transmissor de Arecibo na mensagem original é muito mais crítico e implica uma versão em diagrama da formação que apareceu no mesmo campo de Chilbolton no ano de
2.000
. Isto pode visto no meu banco de dados com a referencia uk00ee.

Continua


A Mensagem de Arecibo

A mensagem recebida.

O código binário para o tamanho do transmissor foi alterado . Eu deixo para o leitor o trabalho de ler o novo valor. Eu hesito em fazer um interpretação por mim mesmo, preferindo compartilhar a busca e a informação com os hábeis leitores para continuar buscando respostas e acréscimos aos nossos conhecimentos.. Sobretudo quando existem obvias implicações da formação .

Primeiro , e bem visível, da vista aérea é a forma da figura do ET . Claramente tem o corpo esticado com 2 braços e duas pernas , mas tem uma cabeça muito maior e dois distintos olhos. Isto é uma reminiscência dos "greys" da cultura dos OVNIs. De fato, a "altura" fornecida corresponde e confirma este aspecto.

Se você decifrar a seqüência binária da "população" na atual formação do campo você obterá um valor de 21, 3 bilhões um montão maior do que a transmissão original , e de fato a população atual da Terra?Talvez seja a população do próprio planeta ou mesmo a população combinada de ETs e humanos se você acreditar em alguns pesquisadores que afirmam que a Terra é habitada por ETs não visto?

Se você assumir que as alterações no "Sistema Solar" na seção do "crop circle" se refere a diversos planetas , isto pode indicar a população do Sistema Planetário deles . Eu deixo isto para o leitor decidir. Existe uma indicação de uma mudança básica na estrutura do DNA do ET. A "tira" adicional e a mudança no numero dos nucleotídeos indicam um diferente DNA em relação ao nosso . Ele parece quase similar ao nosso , mas seria uma alteração genética ou mesmo uma mutação do nosso?

Continua


A Mensagem de Arecibo

A diferença no Sistema Solar pode indicar dois cenários . Um deles se referindo ainda ao nosso sistema solar , mas em adição a Terra ressaltada é adicionado o quarto e o quinto planeta --- Marte e Júpiter . Claro , o adicional ressalto do quinto planeta pode atualmente se referir ao cinturão de asteróides que fica entre Marte e Júpiter e é na realidade o "quinto elemento " a partir do Sol.

Alternativamente , ele pode não corresponder ao nosso próprio Sistema Solar , mas ao Sistema Solar dos ETs que aqui aparece ter o mesmo número de planetas : nove planetas. O Sol na formação vegetal é ligeiramente menor que o da mensagem original. Seria isto para indicar que o sol deles é menor ou que , supostamente representa algum ponto futuro talvez quando o sol se tornar menor e nós tivermos populado os outros planetas?

Esta seria a ultima idéia , sobre tudo altamente especulativa, poderiam indicar modificações do DNA através de experimentos genéticos? A representação da formação ( crop circle ) do ultimo ano
(2.000)
no terreno adjacente ao radio telescópio de Chilbolton na posição onde deveria estar o prato de Arecibo é provavelmente a parte mais difícil de interpretar .

Ele pode indicar um numero de coisas , ou meramente indicar que o ET viu a formação do ultimo ano
(2.000)
e viu-a como representativa da casa da mensagem i.e. Chilbolton . Entretanto se você olhar a mensagem inteira num nível filosófico , que é toda ela centrada em torno de comunicação e notificar aos céus o fato da nossa existência.

Pode a representação de um "crop circle" ( a forma , meramente escolhida porque ela estava na mesma "casa" original da mensagem ) ser uma indicação que os "crops circles" são de fato uma forma de comunicação? Independente da origem desta formação , você não pode negar o fato que as pessoas do mundo inteiro estão se comunicando mais em função da suas experiências com os "crops circles" !

Continua

A Mensagem de Arecibo

Por último, uma significante diferença que eu achei muito intrigante , e que eu posso revelar pela primeira vez, concerne a tabela no topo da mensagem e que contem os números atômicos . O circulo inglês teve uma adicional coluna agregada. Entretanto , como mencionado acima, não foi um erro porque foi re-decifrada e inderida na correta seqüência . Silício? Pode ser um adicional ponto na fisiologia dos ETs? Talvez um ET seja uma forma de vida baseada no silício ao invés do carbono, como nós?

Eu não explanei detalhadamente cada discrepância , meramente porque estou deixando um par de sutis aspectos para trás porque poderemos argumentar em futuras explicações , alguns poderão chamá-lo como um embuste. Entretanto , isto não parece ser .

Eu devo assinalar que a qualidade da formação no solo estava muito boa. Entretanto, parecia ter sido amassado em termos de uma grade i.e. , cruzando a formação e depois baixando . A formação da "face" é mais elaborada em termos de linhas no solo , cada individual circulo parece ter sido "redemoinhado "separadamente do resto da formação , indicado por um leve redemoinho da vegetação em torno de cada circulo , ao invés de ser "penteado " contra a formação, formando "trilhas" entre cada circulo.

Contudo, ambas as formações representam um enorme esforço requerido de forma a possibilitar o que vimos no campo e do ar. Para criá-los dentro das restrições de algumas horas de escuridão (o tempo necessário para se fazer um circulo inglês ) é extremamente impressionante a despeito de sua origem terrestre ou não-terrestre .

Novamente, a respeito de sua origem , ambos ensinaram-me pessoalmente uma grande coisa sobre o SETI , fisiologia humana , código binário e mais importante : comunicação , ambos descrevendo-os para você leitor , assim como nas conversas acadêmicas com as pessoas como o resultado destas analises. Enquanto você estiver lendo isto , eu espero que você sinta o sentimento do maravilhoso e aprenda o que eu senti escrevendo isto.

http://paginas.terra.com.br/relacionamento/relacionamentos/cintia/arecibo.htm